sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Síndrome Metabólica

    Também conhecida como Síndrome X ou Síndrome da resistência à insulina. A 20 anos se vem estudando e aumentando o número de pessoas que possuem esta síndrome. Está relacionada principalmente com o tipo de alimentação, obesidade e sedentarismo.
    É surpreendente como os “maus hábitos" foram incorporados à vida cotidiana .Assim, hoje nos encontramos diante situações de má alimentação, como comidas rápidas, com alto conteúdo de ácido graxo saturados, de sódio, de açúcares, altos graus de estresse, substituição de atividades físicas por atividades “preguiçosas”. A situação foi agravada mais ainda pelo uso em massa de máquinas e também com o aumento de trabalhos em escritório. Por estes motivos a Síndrome Metabólica deve ser cada vez mais respeitada e ser tratada com importância e torná-la um tema de extrema importância.
    Neste blog nos encarregaremos de informar a vocês sobre do que se trata esta doença, o que acontece bioquimicamente com nosso organismo quando esta se desenvolve. Falaremos também sobre a importância da atividade física para a prevenção e/ou também para a reabilitação.
     Além disso, discutiremos as doenças que são causadas pela síndrome ou que causam a doença, como a obesidade, hipertensão arterial, resistência à insulina, hiperinsulinemia, dislipidemia (LDL-colesterol alto, triglicérides alto e HDL-colesterol baixo) etc.
     Também falaremos sobre o ponto mais importante: a insulina que é a principal afetada com toda disfunção, como esta funciona normalmente e o que acontece quando esta não "trabalha " bem, diminuída, ou não está sendo absorvida. Esta doença não só afeta pessoas obesas ou com sobrepeso como também pessoas de qualquer faixa etária.
    Será abordado também como a gordura dificulta o tratamento dessa síndrome e faz com que haja riscos de doenças cardiovasculares e doenças crônicas. Explicaremos como prevenir a doença ou como ser tratada, não só por atividade física, já que se conhece uma dieta que funciona a "mediterrânea" seria muito importante  citar os seus benefícios para os que possuem essa doença. 

    Esta doença pode ser causada geneticamente, por sedentarismo, tabagismo ou drogas. 

Gabriela Barbieri. 

Nenhum comentário: