domingo, 29 de novembro de 2009

Patologias relacionadas ao colesterol

Dislipidemia- definição
dislipidemia (também chamada de hiperlipoproteinemia ou hiperlipidemia) é uma anomalia qualquer na concentração de lipídios ou lipoproteinas no plsama sanguíneo.Anomalias lipídicas e lipoprotéicas são muito comun a população,e, por tal razão saõ vista como um importante fator de risco naquilo que diz respeito às doenças cardiovasculares,sobretudo pelo efeito que o colesterol tem na aterosclerose. As diversas formas de dislipidemias tem origens diversas, são separadas e classificadas de acordo com suas causas, e do sistema da organização mundial de saúde.


Tipos de dislipidemia

-Tipo1: também chamada de hiperquilomicronemia familiar ,é um aumento na concentração de quilomicrons devido a um d-Tefeito congênito(LPL OU APOC-II).
-Tipo 2: é caracterizada por aumento na quantidade de LDL,associda ou não a aumento da quantidadeVLDL.Em termos práticos,o aumento de LDL implica no aumento do fluxo de colesterol na direção dos tecidos, e o aumento do VLDL faz que haja aumento na concentração
de triglicerides. Causada por defeito genético ou por sindrome metabólica.
-Tipo 3: caracterizada por aumento de quilimicrons e IDL,causada por formação diferente da ApoE.
-Tipo 4: a chamada de hipertrigliceridemia,como o nome sujere, aumenta a concentração de triglicérides,devido a fotores de risco não totalmente conhecidos.


ATEROSCLEROSE
É uma doença relacionada à formação de placas sobre os músculos dos tecidos arterias.Um dos componentes dessas placas é o colesterol. A arterosclerose causa dois problemas especialmente sério: o afinamento da artéria(estenose)-embora seja compensado em partes pelo alargamento artérial-eventualmente reduz a quantidade de oxigênio levada ao orgão; e , caso ocorra alargamento excessivo da artéria, um ANEURISMA.


hipercolesterolemia familiar
A hipercolesterolemia familiar, doença rara, é uma das subdivisões da dislipidemia tipo 2 - o tipo 2.a.O portador dessa patologia apresenta índices elevadíssimo de LDL e manifestação precoce de doenças cardiovasculares.É causada pela uma mutação no gene do receptor para LDL localizada no cromossomo 19.Pode manifesta-se na infância(caso de homozigoto) ou no inicio da vida adulta(nos heterozigotos).Há hipercolesterolemia,xantomas e aterosclerose.
A condição de hipercolesterolemia é detectável já ao nascimento,em pacientes com qualquer um dos tipos de HF. Os níveis de colesterol no herozigoto giram em torno de 350 e500 mg/dl.


CURIOSIDADES


_COLESTEROLEMIA E A ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física regular pode, entre outras coisas, alderar os níveis das principais enzimas envolvidas com a taxa de gorduras no sangue.Um frequente exemplo é a enzima LPL(lipoproteína fosfatase), que degrada triglicérideos,além de estimular a secreção da lipoproteína HDL-colesterol.
Testes recentes confirmam o aumento de sua concentração sanguínea em pessoas praticante de exercícios aeróbicos regulares.Por outro lado,a hepatolipase(HL) enzima que remove e destrói o" bom colesterol",HDL,tem suas concentrações reduzidas sob as mesmas condições.


COLESTEROLEMIA E DIETA
Mudanças nos hábitos alimentares mostram-se a melhor forma de conter os altos níveis de colestrol no sangue.Reduzir a ingestão de gordura saturada,trocando-a por "gordura" poli-ou,antes,monoiinsaturada tem aparecido como a principal opção para tanto.Apesar de ser um tratamento de longo prazo,o metodo nutricional reduz eficientemente as taxas de colesterol e LDL no sangue(30% em alguns casos);às vezes, mais até do que a terapia quimica,do uso controlado de medicamentos.Uma dieta rica em vegetais,composta basicamente de proteinas da soja e fibras diversas oriundas da aveia,cevada,quiabo,e outras leguminosas parece ser um prato ideal para se iniciar o tratamento. Seguem algumas dicas alimentares:


_Abacate: alimento rico em calorias de gorduras insaturadas, que ajuda a reduzir os níveis de LDL.
_Azeite:óleo rico em "gordura"monoiinsaturadas,ligadas à manutenção das taxas de HDL e redução das de LDL.
_Outros óleos( de soja,milho):polinsaturados; mais nocivos, relacionados a doenças ditadas por hipercolesterolemia.
_barra de cereais: alimento calórico que pode apenas suplementar refeições,por não conter todos os nutrientes. Tem colesterol e gorduras poliinsaturadas;não tem fibras.
_beringela:comforme recente pesquisa da Universidade de São Paulo, não é um alimento hipocolesterolemizante.
_ovos: possuidores de gorduras insaturadas; é benéfico seu consumo devido efeito protetores contra ateroesclerose.O LDL da gema é compensado pelo HDL na mesma.
_aveia:fibras solúveis e insolúveis auxilian na terapia de doenças como diabetes e obesidade por diminuírem a absorção de colesterol ao nível do trato do intestinal.
_chocolate: não parece aumentar os níveis de colesterol.Possui antioxidantes fenólicos contra o LDL, gorduras insaturadas e flavonóides que reduzem o risco de ateroma.


MITO


BOM COLESTROL X MAU COLESTEROL
-Só existe um tipo de colesterol,não há portanto,distinção entre o "bom e o mau"colesterol.
O que na verdade é chamado popularmente de mau colesterol é , na verdade LDL,que é essencial,mas em excesso pode ser prejudicial.É O popularmente chamado de bom é na verdade o HDL.


FONTES: LEHNINGER,A.L.;NELSON,D.&COX,M.M. PRINCÍPIO DE BIOQUIMICA,
SITES NA INTERNET:GPNOTEBOOK;MERCK.COM;