quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

informações essencias!

A nutrição é um aspecto desafiador do tratamento do diabetes e da hipoglicemia de origem não diabética. A atenção à NUTRIÇÃO e principios de planejamento de refeição são essenciais para o controle glicêmico e a boa saúde geral. Um dietista registrado,que tenha conhecimento e habilidade na execução de príncipios nutricionais atuais e faça as recomendações para a diabetes ou hipoglicemia de origem não diabetica é o menbro da equipe médica que deve planejar,executar e avaliar a TN.O Resultados devem ser identificados e a eficácia das intervenções nutricionais continuamente documentadas.

fonte:www.diabetes .org
terapia nutricional para diabetes mellitos e hipoglicemia de origem não diabética

DIABETES X OBESIDADE

UM EXERCÍCIO FÍSICO POR DIA MANTÉM A DIABETES LONGE?
Parece haver uma ligação entre obesidade e a diabetes Tipo II ,embora não esteja claro se a diabetes leva à obesidade ou vice-versa. O transportador GLUT4 é um dos muitos transportadores de glicose e o mais afetado por niveis de insulina. Também é um proteína cujos niveis podem ser afetados pelo treinamento físico. Estudos demonstraram que uma das principais mudanças associadas a atividade fisica é um aumento na quantidade de GLUT4 no músculo.

No período de treinamento, um individuo transportará mais glicose para dentro da célula do que quando não estiver treinando. Por definição, a perda de função do transporte de glicose é diabetes Tipo II. O efeito do treinamento é tal que só são necessários alguns dias sem treinamento para que a atividade da GLUT4 caia para apenas a metade do seu nível normal. Felizmente, a intensidade do treinamento tem menos a ver como efeito, pelo menos em pessoas jovens até a meia- idade . Com o aparente elo entre a diabete Tipo II e a obesidade, um método para manter o transporte adequado da glicose parece ser ser ficar magro e em forma.


fonte:revista correio brasiliense

Conexões Bioquímicas

Nosso blog trata-se da síndrome metabólica que é caracteriza por obesidade central e resistencia a insulina com maior risco para doenças cardiovasculares e diabete tipo 2; os fatores de risco associados são dislipidemia (triaglicerídeos, colesterol de lipoproteína de alta densidade [ HDL] e colesterol de lipoproteína de baixa densidade[LDL] elevados), hipertensão, fotores protrombóticos e tolerância prejuticada à glicose. Em fim todos esses fatores de riscos ja foram citados em postagens posteriores como: diabetes tipo 1 e tipo 2, colesterol, hipertensão e doenças cardiovasculares e outras. Nessas minhas postagem farei uma preve conexão bioquimica a alguns temas que consedero importante para entender melhor e consequentemente procurar um tratamento adequado para essa doença a sídrome metabólica, que o melhor caminho é tentar prevenir contra os fotores de risco. Então vamos lá:


Por que é tão difícil perder peso?
Uma das grandes dificuldades de ser humano é o fato de que é muito mais fácil ganhar peso e muito mais difícil perdê-lo.Vamos tentar analisar as reações quimicas como o ciclo do ácido cítrico, especialmente as reações de descarboxilação. Como sabemos, todo tipo de alimento em excesso pode ser armazenado em gordura. Isso é verdadeiro para carboidratos, proteinas e, claro gorduras, essas moléculas podem ser interconvertidas, com exceção da gorduras, que não pode originar uma produçao final de carboidratos. Por que as gorduras não podem produzir carboidratos? Porque unico modo que uma molécula de gordura teria para gerar glicose seria entrar no cíclo do ácido cítrico como acetil-coA entaõ ser retirada como oxaloacetato para o gliconeogênese. Infelizmente, os dois carbono que entram são efetivamente perdidos pela descarboxilações. Essas perdas de carbonos, independentemente de quais sejam eles, leva a um desequilíbrio nas vias catabolicas em relação às vias anabólicas.


Todos caminhos levam à gordura, porém a gordura não pode levar de volta aos carboidratos.
Os humanos são muito sensíveis aos niveis de glicose no sangue porque grande parte do metabolismo é acionada para proteger nossas células cerebrais, que prefere glicose como combustível. A gordura é uma excelente fonte de energia porque forma acetil-coA e fornece um fluxo estável para o ciclo do ácido cítrico. Portanto, podemos perder algum peso reduzindo nossa ingestão calórica. Quando os níveis de glicose sanguinea diminuem, ficamos deprimidos, lentos e irritáveis. Começamos a ter pensamentos negativos como "essa coisa de dieta é relmente estupida", "Eu oderia tomar um pouquinho de sorvete". E considerando que que não podemos tranformar a gordura em carboidratos, de onde virá a glicoses sanguinea?. Existem apenas um fonte sobrando, que saõ as proteinas, e serão degradadas em aminoacidos e convertidos em piruvato pela gliconeogênese. Desse modo começamos a perder músculos, assim como gordura.


Utilizando nossos conhecimentos bioquimicos, podemos ver que existe um modo melhor de perder peso que a dieta, EXERCÍCIO! Por que? Se fizer exercício corretamente, pode treinar teu corpo para usar as gorduras para suprir de acetil-coA o cíclo do ácido cítrico. Se mantiver uma dieta normal, manterá sua glicose sanguinea e não degradará proteínas para esse fim, sua ingestão de carboidratos será suficiente para manter a glicose sanguinea e os depositos de carboidratos. E FINALMENTE, com equilibrio adequado de exercício e consumo de alimentos, assim como o tipo corretos de nutrientes, podemos aumentar a decomposição de gordura sem sacrificar nossos depositos de carboidratos ou nossas proteinas, em essência, "E MAIS FACIL E MAIS SAUDAVEL", se exercitar do que fazer dieta para perder peso". Isso já e conhecido há muito tempo. Agora podemos entender melhor porque tal fato acontece, do ponto de vista BIOQUÍMICA.


fonte:Mary k. Campbell e Shawn o. Farel, traduçao quinta ediçao norte americana.